Activity

  • Levin Sweeney posted an update 3 years, 2 months ago

    Manter nossos hábitos saudáveis certamente melhora nossas vidas: boa nutrição, dormir o suficiente, acompanhar as pesquisas atuais, exercício e tudo mais. Acontece que um novo ingrediente foi adicionado à bola: a manutenção de relações saudáveis.

    Pelo menos é isso que o estudo – talvez o estudo mais longo da vida adulta – da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, traz. Há mais de 75 anos, eles vêm conduzindo pesquisas sobre o que nos mantém saudáveis e felizes para a vida.

    O Estudo de Desenvolvimento de Adultos, atualmente coordenado pelo psiquiatra e psicanalista Dr. Robert Waldinger, acompanhou a vida de 724 homens, 60 dos quais ainda estão vivos e participando do estudo. E nos últimos dez anos, as esposas destes homens também participaram do estudo. O próximo passo é incluir mais de dois mil filhos desses homens.

    Nesta conversa no TED Talks em 2015, explica a descoberta. "Continuamos ouvindo que precisamos priorizar nosso trabalho, dar o melhor de nós e conseguir mais. E eles dão a impressão de que estas são as coisas que temos que perseguir para ter uma boa vida", diz o Dr. Waldinger.

    A cada dois anos, os pesquisadores enviam questionários, entrevistam alguns dos participantes, conversam com esposas e filhos, recebem relatórios de saúde e até mesmo escaneam o cérebro. A quantidade de informação gerada é impressionante e certamente fornecerá novas informações.

    Mas o Dr. Waldinger se refere categoricamente às principais lições aprendidas com a pesquisa. "Quais são as lições aprendidas com as dezenas de milhares de páginas de informações geradas sobre essas vidas? Bem, as lições não são sobre riqueza ou fama, ou sobre o trabalho cada vez mais árduo. A mensagem mais clara que recebemos deste estudo de 75 anos é esta: As boas relações nos tornam mais felizes e mais saudáveis. Período".

    A mensagem mais clara que tiramos deste estudo de 75 anos é esta:

    “as boas relações nos mantêm…

    …mais felizes e mais saudáveis. Período".

    Dr. Robert Waldinger

    E ele enumera quatro grandes lições sobre as relações na vida:

    Lição 1: O contato social é muito bom para nós, a solidão é tóxica.

    Estar em contato com a família, amigos e comunidade tornou os participantes fisicamente mais saudáveis e felizes do que aqueles que tinham poucos contatos. As pessoas que estão mais isoladas do que gostariam, têm experiências de vida diferentes: são menos felizes, sua saúde se deteriora no início da meia-idade, seu cérebro se deteriora mais cedo e vivem menos do que aquelas que não são solitárias.

    Lição 2: O que importa é a qualidade de seu relacionamento mais próximo.

    Não se trata apenas do número de amigos que você tem ou se você está em um relacionamento sério ou não, mas da qualidade de seu relacionamento mais próximo. Casamentos muito contraditórios, por exemplo, sem muito sentimento, podem afetar a saúde das pessoas a longo prazo, enquanto que estar em boas e reconfortantes relações parece que nos protege conforme a idade passa.

    "Nossos homens e mulheres mais felizes em relacionamentos relataram aos 80 anos de idade que seu humor ainda era bom nos dias em que estavam mais feridos fisicamente. Mas as pessoas que estavam em relacionamentos infelizes tinham dor física mais dor emocional nos dias em que ela era mais severa", diz o pesquisador.

    a felicidade está nas pequenas coisas 3: Relações saudáveis protegem não apenas o corpo, mas também o cérebro.

    As pessoas em relacionamentos onde sentem que não podem contar com a outra pessoa são aquelas que perderam sua memória anteriormente. E estas boas relações não têm que ficar em silêncio o tempo todo.

    "Alguns de nossos casais de oito estrelas podem ter brigado dia sim, dia não, mas enquanto sentiram que não podiam contar um com o outro quando as coisas ficaram difíceis, essas brigas não prejudicaram suas memórias", conclui ele.

    Lição 4: Manter bons relacionamentos ao longo da vida é um trabalho incansável.

    É
    segredo da felicidade conflitantes e não tem nada a ver com fama, fortuna ou grandes conquistas. E se você já fez seu exercício preferido hoje ou dormiu bem, por que não colocar em dia seu amigo de infância ou convidar seu parceiro para uma caminhada inesperada?